quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

ESTÁCIO NO AR MADUREIRA - Ed. 16 DEZ 2009 (ESPECIAL, ENCERRAMENTO DE 2009)

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

ESTÁCIO NO AR MADUREIRA - Ed. 15 DEZ 2009

ESTÁCIO NO AR MADUREIRA - Ed. 14 DEZ 2009

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

DOMINGO DE FEIJOADA NA PORTELA...E TAMBÉM MOCOTÓ, VACA ATOLADA, FEIJÃO TROPEIRO, ANGÚ À BAIANA, RABADA, JILÓ, LÍNGUA RECHEADA...

Texto e fotos: Marcelo Liro (5º período)

Quem disse que em quadra de escola de samba só feijoada tem vez? A Portela apostou na diversidade gastronômica da Zona Norte e abrigou nesse Domingo (13/12) mais uma edição da Feira Gastronômica do Samba. Organizada pelo cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz, a feira das Yabás, como é conhecida, reuniu cerca de mil pessoas, atraídas pelos sabores da comida caseira da região, como rabada, mocotó, abóbora recheada, angu à baiana, caldos e doces diversos. Essa foi a primeira vez que a feira – que até então era organizada em frente à quadra da Portelinha – aconteceu na quadra da Portela.

Marquinhos de Oswaldo Cruz é o idelizador da Feira das Yabás

O presidente da Portela, Nilo Figueiredo, o compositor Monarco e o grupo Fundo de Quintal prestigiaram o evento. “A ideia da feira gastronômica do samba surgiu em uma conversa com um amigo africano e amadureceu com as lembranças que eu tinha da comida que a minha avó preparava, e que ela chamava de ‘roupa velha’, explica Marquinhos.

A turma da 'barraca do jiló' levou até camisa personalizada

Marquinhos brindou o público presente cantando sucessos de sua autoria, inclusive, entre eles Geografia Popular, que compôs com Arlindo Cruz e Edinho. O portelense Monarco cantou sucessos como Coração em Desalinho, Chuva Cai, Vai Vadiar, Isolado do Mundo. Marquinhos se apresentou com o grupo Fundo de Quintal, composto por Ademir Batera, Sereno Ubirani, Bira Presidente, Ronaldinho e Flavinho Silva. Eles cantaram sucessos como Continuar, Amizade, Ela só quer Saber de Sambar, Fácil de Esperança, Não ta nem Aí e Papo de Samba.

A empresária Dores Barroso e seu marido, o advogado Nelson Siqueira, moradores de São Pedro da Serra, aprovaram a variedade de comida e, também, a animação na quadra. Cintia Érica, defensora pública de Bom Jardim, veio especialmente para a Feira de Gastronomia. Ela disse que estava adorando a festa, pois relembrou os tempos quando residia em Madureira.

Nilo Figueiredo elogiou a iniciativa de Marquinhos. “Ele batalhou para que seu sonho se tornasse realidade. Admiro a sua organização, e a variedade de barracas com vários tipos de comida.” Monarco também elogiou Marquinhos. “Apoiar o Marquinhos nessa trajetória é gratificante por ver seu esforço. Hoje ele está colhendo bons frutos”.

BARRACAS – Esse ano as Yabás montaram 12 barracas com vários tipos de comida. As barracas foram barraca Quelé Doces, com especialidade em todos os tipos de doces caseiros; barraca Cantinho do Peixe, da Tia Nira, com especialidade em todos os tipos de peixe; barraca Feijão com Mocotó, da família Fuleiro, especializada na preparação de mocotó completo; barraca da Tia Neide, com especialidade em angu à baiana; barraca Samba de Aveia, da família Candeia, com especialidade em abóbora recheada; barraca Pratos e Papo Molhado, da Tia Neném, com especialidade em Rabada; barraca O canto do Jiló, com especialidade em todos os tipos de Jiló; barraca da Tia Eunice, com especialidade em língua recheada; barraca da Tia Meri, com especialidade em feijoada; barraca Feijão Tropeiro e Bobó de Camarão, da tia Balbina, da velha Guarda do Império, especialidade em bobó de camarão e feijão tropeiro; barraca da Tia Romana, especialidade em caldo verde e ervilha; barraca Cozida da Vera, especialidade em cozidos em geral, e barraca Cura Ressaca, com especialidade em vaca atolada, aipim com carne seca e bolinho de bacalhau.

sábado, 12 de dezembro de 2009

ESTÁCIO NO AR MADUREIRA - Ed. 11 DEZ 2009

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

JULIANA, DA COMUNIDADE, É A NOVA RAINHA DE BATERIA DA PORTELA

Juliana: "Estou muito emocionada em realizar meu sonho"

Texto e fotos: Marcelo Liro (5º período)

A Portela apresentou oficialmente, durante o ensaio técnico realizado quarta-feira, a nova rainha da bateria, Juliana Portela, da comunidade. Emocionada, Juliana disse ser uma pessoa privilegiada por realizar um sonho.“Estou emocionada por estar representando a escola do meu coração que é e sempre foi a Portela. E, também, em poder dar esperança a todos que têm um sonho. Nunca desistam e creditem nele. Hoje, eu estou aqui para dizer que isso é possível, basta acreditar. Sempre venho aos ensaios, pois desfilar na Portela é um ato de amor. Prometo dar o máximo de mim no dia do desfile da minha escola querida”, prometeu.

Cerca de três mil pessoas presenciaram o início do ‘reinado’ de Juliana, que foi coroada pelo mestre da bateria, Nilo Sergio. Para o presidente da escola, Nilo Figueiredo, ter como rainha de bateria uma pessoa da comunidade fortalece a Portela. “A raiz do samba está na comunidade”, resumiu.

O carnavalesco Alex de Oliveira disse que esse ensaio foi especial por ter ocorrido a coroação da Juliana. “Ela sempre frequentou a quadra e acompanhou de perto as transformações da Portela.“A Juliana veio para somar, pois a Portela está com um novo olhar, que é a valorização da comunidade. Essas modificações só estão ocorrendo graças a iniciativa do presidente Nilo Figueiredo”. Nilo Sergio concorda com Alex. “Isso foi possível graça a iniciativa do Nilo. E a Juliana sempre esteve presente na quadra”, elogiou.

A rainha de bateria da Arranco de Engenho de Dentro afirmou estar feliz de ver que a Juliana realizou seu sonho. “A coroação dela foi linda. É a primeira vez que estou aqui na quadra e as pessoas são muito simpáticas. Pretendo voltar sempre que puder.” Seu Raimundo, pai da nova rainha da bateria, ficou contente com o sonho realizado da filha. “Fico 100% maravilhado em ver que minha filha está realizando um sonho antigo que parecia impossível. Como pai fico orgulhoso por ver que a minha filhota realizou o seu sonho”.

SAMBÓDROMO – A Portela faz o seu desfile técnico no Sambódromo no dia 9 de Janeiro. Os ensaios da escola são sempre às quartas, sextas, com ‘sambão’, e aos domingos, com ensaio de rua. Os ensaio começam a partir das 22h.

PARA O CARNAVAL 2010, IMPÉRIO SERRANO MANTÉM UM 'JOÃO" COMO RESPONSÁVEL POR SUA COMISSÃO DE FRENTE

João Wlamir no palco da verde-e-branco de Madureira
Texto: Assessoria de Imprensa
Fotos: Diego Mendes
.
O bailarino João Wlamir, 53 anos, ex-solista do Theatro Municipal, foi mantido como responsável pela comissão de frente do Império Serrano. Ele, que esta ano, pela 1ª vez, experimentou a "pressão de ser vidraça" - haja vista que João foi julgador do quesito durante 10 anos -, diz que se apaixonou pelo Império Serrano e que, portanto, aceita novo desafio. Segundo João, será um prazer trabalhar para a escola e fazer parte de um enredo escrito por Rosa Magalhães.
.
No ensaio técnico, João e seu grupo farão mistério. O bailarino, contudo, adianta um pouco do que vem planejando para o segmento apresentar o enredo "João das ruas do Rio".
.
O grande segredo de nossa apresentação durante o desfile estará no figurino. Quantos aos integrantes da comissão, informo que não serão os mesmos com quem trabalhei este ano porque, desta vez, contarei com artistas para criar uma clara encenação. Neste novo grupo, aliás, contaremos com um personagem-chave, que é surpresa! _ declarou.
.
De acordo com o coreógrafo, o julgamento de seu trabalho este ano foi prejudicado, entre outras razões, principalmente, por problemas com o figurino, o que tirou o impacto da apresentação montada para o desfile. Questionado sobre que lição tirou do último Carnaval, João Wlamir foi então categórico: "Se você tem uma ideia e acredita nela, deve lutar por ela até o fim!".

ESTÁCIO NO AR MADUREIRA - Ed. 10 DEZ 2009

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

ESTÁCIO NO AR MADUREIRA - Ed. 09 DEZ 2009

ESTÁCIO NO AR MADUREIRA - Ed. 08 DEZ 2009

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

ESTÁCIO NO AR MADUREIRA - Ed. 07 DEZ 2009

ROF COMPLETA 40 ANOS COM FESTA SURPRESA

Ex-alunos Ricardo França (azul), Jackson Sala, Prof. Adérico e Profa. Selma
A Escola Municipal Rodrigo Otávio Filho (ROF), de Irajá, entrou nos ‘enta’. Professores, ex-professores, alunos, ex-alunos e funcionários fizeram uma festa surpresa na manhã desta terça-feira para comemorar as quatro décadas da escola, responsável pela formação de milhares de jovens da região. Um bolo simbólico marcou a passagem da data. A escola foi inaugurada no dia 8 de dezembro de 1969, pelo então governador do Rio, Francisco Negrão de Lima, pelo secretário de Educação, professor Gonzaga da Gama Filho e pelo diretor do Departamento de Serviços Complementares, engenheiro Paulo Franchini Mello.
.
A notícia do aniversário da ROF começou a ser espalhada logo cedo, nas salas de aulas, pelos professores. E pegou muito estudante de surpresa. “O professor Alexandre, de matemática, entrou na sala e disse que a escola estava fazendo 40 anos. A gente nem sabia, e aí foi um alvoroço, ficou todo mundo surpreso e animado”, conta a estudante do 8º ano, Marcelly Azevedo, 16 anos. Moradora do bairro Vila Valqueire, ela tem cinco primos que também estudam na Rodrigo. “Estou com o meu coração apertado pois esse é o meu último ano aqui, pois vou para o Ensino Médio. Vou levar muitos amigos verdadeiros, lembranças de bagunças, passeios e recordações boas de alguns professores”.
.
Outra aluna que vai deixar a ROF para ingressar no Ensino Médio é Maria Elisa, 14 anos, também do 8º ano. E já está com saudades. A ROF faz parte da história de sua família. “A minha mãe, Margareth tem a idade da Rodrigo, 40 anos, e também estudou aqui. O meu irmão, João Vitor, que hoje tem 20 anos, também passou pela Rodrigo. A minha mãe às vezes conta história dos antigos professores. Daqui vou levar recordações legais, como os festivais que participei e do jornal da escola, onde eu exercia as funções de redatora e digitadora”, revela.

FESTA SURPRESA DA ROF FOI ARTICULADA NO CARIOCA SHOPPING

Neila Barsand, coordenadora Pedagógica, com o professor Adérico


A ‘festa surpresa’ em comemoração aos 40 anos da Escola Municipal Rodrigo Otávio Filho foi articulada por um grupo de ex-alunos liderados pelo poeta Jackson Sala durante encontro realizado neste fim de semana no Carioca Shopping. Apaixonados pela ROF, eles criaram uma página para a escola no orkut e onde foi feita a divulgação.
.
Um dos organizadores, professor Aderico Freire, parecia fazer uma viagem no tempo. “É uma emoção muito grande. Parece que foi um soco de vento esses 40 anos. Em março de 1970 eu estava aqui dando a minha primeira aula. A ROF marcou a minha vida profissional, aqui trabalhei 26 anos”, recorda Aderico, que era professor de educação Física. Hoje aposentado, não entrava na escola havia 14 anos. “Por aqui passou a história da minha família. A minha tia, Vera, já falecida, foi professora de alfabetização. Eu e os meus três irmãos estudamos na ROF e, graças a Deus, nos formamos e conseguimos seguir adiante, cada um na sua carreira, com curso superior”, relata o jornalista Ricardo França, um dos integrantes do grupo de ex-alunos da Rodrigo Otávio Filho.

RODRIGO FORMOU MILHARES DE JOVENS DA ZONA NORTE

A Escola Municipal Rodrigo Otávio Filho formou milhares de jovens da região. Atualmente, 790 alunos do 6º ao 9º ano – períodos correspondentes ao antigo ginásio – estão matriculados na instituição. São jovens de aproximadamente 20 bairros da Zona Norte. As aulas são ministradas em dois turnos, manhã e tarde. Ao todo são 29 professores e seis funcionários. A equipe é coordenada pela diretora Elizabeth Hanriot da Silva e pela adjunta Selma Martins Farias. A coordenadora pedagógica é a professora Neila Barsand de Lucas.

OBRAS DE REFORMA DA ROF TERMINAM NO PRÓXIMO DIA 18




Desde agosto o prédio da Escola Municipal Rodrigo Otávio Filho (Irajá) – que completa 40 anos – passa por melhorias e obras de manutenção. O Programa Conservando escolas, da Secretaria Municipal de Obras está fazendo consertos no telhado, reformando os beirais que ameaçavam cair, pavimentando a calçada e reforçando os muros. A quadra de esportes, contudo, não entrou no pacote. A previsão para o término é dia 18 de dezembro.





sábado, 5 de dezembro de 2009

ESTÁCIO NO AR MADUREIRA - Ed. 04 DEZ 2009

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A DUPLA DO RAP DO JILÓ

Rayane Matos: "Adoro o projeto e também adoro compor rap"

Jéssica Oliveira:"Gosto mais de fazer a letra do que as batidas"

Texto: Andrezza Henriques (7º período) – Estagiária Mídia Impressa / Repórteres Comunitários: Carlos Bruno (Olaria), Jéssica Oliveira (Marechal Hermes), Tatiana Galdino (São João de Meriti) e Pedro Cruz (Irajá)

Depois de ser presenteado com um samba canção, o 'Sambinha do Jiló, composto pelo estudante Marcus Lotfi, a Rede Jiló Press ganhou um rap. As autoras são duas jovens do projeto Repórter Comunitário, Jéssica Oliveira e Rayane Matos, ambas de 16 anos, que fizeram o 'RAP DO JILÓ'. A idéia surgiu do coordenador Ricardo França em fazer uma música que traduzisse uma face mais popular da rede. Foi assim que Jéssica e Rayane tiveram a idéia de fazer o rap.

As duas são moradoras de Marechal Hermes, Zona Norte do Rio, e são apaixonadas por música, tanto que cantam em suas igrejas semanalmente. “Demoramos uns dois dias para fazer a letra e a música”, diz Jéssica. Rayane já ganhou um prêmio da UNESCO pela produção de uma história em quadrinhos sobre DST e, no final da história, um rap encantou os jurados. No começo do processo de criação, as meninas se empolgaram com cada palavra descoberta, que traduziam a filosofia social e cidadã do Jiló Press, e se esforçaram na “procura da batida perfeita”.

.

A criação começou no estúdio de rádio do Núcleo Prático de Comunicação da Universidade Estácio de Sá, campus Madureira. “Com as palavras-chave que o França nos passou, produzimos logo a letra do rap, que ficou a cara do Jiló”, conta, animada, Jéssica.

.

Segue a letra do RAP para quem quiser aprender:

.

Autoras: Jéssica Oliveira e Rayane Matos (Repórteres comunitárias) / O arranjo do Rap foi feito pelo Editor de áudio Samuel Oliveira

.

Se liga galera preste atenção.

Rede Jiló Press de Comunicação,

Jornalismo Social, Jornalismo Cidadão,

Vem com a gente nosso lema é informação.

.

Internet, Rádio, Tv e notícia.

Jornalismo digital, jornalismo multimídia.

A Rádio Já É está no ar.

.

Vem com tudo, vem com todos, venha pra cá!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

ESTÁCIO NO AR MADUREIRA - Ed. 03 DEZ 2009

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

ESTÁCIO NO AR MADUREIRA - Ed. 02 DEZ 2009

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

ESTÁCIO NO AR MADUREIRA - Ed. 01 DEZ 2009

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^