sábado, 28 de fevereiro de 2009

MORADORES DA ZONA NORTE VÃO AO CENTRO DA CIDADE VER DE PERTO OS CARROS ALEGÓRICOS DAS ESCOLAS DO GRUPO ESPECIAL. HOJE TEM DESFILE DAS CAMPEÃS



PLANTÃO CARNAVAL JILÓ PRESS
Texto e fotos: Rosana Fleury - Técnicas de Reportagem - Equipe ONIX
Atenção galera da Zona Norte que garantiu ingresso para os desfiles das escolas campeãs do Grupo Especial na avenida Marquês de Sapucaí, a partir de 21h deste sábado. É hora de esquentar os tamborins. Mas antes vale um passeio na avenida Presidente Vargas, Centro, para ver de perto os carros alegóricos das escolas, que estão perfilados na via e chamam a atenção de quem passa pelo local. "Assistir aos desfiles é um experiência única. A emoção é muito grande quando os carros passam na Avenida, o auto-astral fica lá em cima", conta Ana Carla da Silva (direita da foto), 22 anos, moradora da Zona Norte, que curtiu os desfiles na segunda-feira de carnaval e foi à Presidente Vargas para tirar fotos dos carros alegóricos. Das seis escolas que irão desfilar na Sapucaí, três são da Zona Norte. Segue a ordem do desfile: Mangueira; Grande Rio; Vila Isabel; Portela; Beija-Flor e Salgueiro.

DESFILE DAS CAMPEÃS,TAMBÉM NA ZONA NORTE

PLANTÃO CARNAVAL JILÓ PRESS
Por Léo Vieira (5º período) - TV

Para quem pensa que o desfile das campeãs só acontece no Sambódromo da avenida Marquês de Sapucaí, está enganado. Hoje, a partir das 20 horas, no Sambodromo da Zona Norte, localizado na estrada Intendente Magalhães, em Campinho, acontece o desfile das campeãs dos grupos Rio de Janeiro 2 ,3 e 4 (antigos grupos C,D,E). As escolas Acadêmicos do Sossego, Acadêmicos do Engenho da Rainha e Favo de Acari prometem trazer a mesma alegria que tiveram nos seus respectivos desfiles. A entrada do desfile das campeãs na Intendente é gratuita.

CADÊ O MARKETING?


Texto e foto: Robson Rodrigues (4° período) – Editor de Esporte
A rotina do Madureira está movimentada. Neste fim de semana o clube desenvolve diversas atividades, a começar pelo jogo amistoso com o time das Sendas, treino para a Taça Rio. Já na quadra poliesportiva, acontece o torneio de futsal categoria mirim. Esta, portanto, seria uma grande oportunidade de lucrar com a venda de produtos oficias do clube, como camisas, meias e calções, entre outros artigos. Mas não é o que pensam os dirigentes do Tricolor suburbano. Mesmo com o clube lotado e sendo sábado, dia de mais movimento no vizinho Mercadão, a boutique tricolor permanecia fechada, perdendo clientes e boas vendas.

MADUREIRA VENCE SENDAS EM JOGO TREINO


Texto e foto: Robson Rodrigues (4° Periodo)

Jogando sob forte calor (40° graus), o Madureira derrotou o Sendas na manhã de hoje por 3 x 1, dando continuidade a preparação para a Taça Rio. Os gols foram marcados por Jones, Claudemir e Junior Amorim, com Serginho descontando para o time das Sendas. Na tarde de ontem, os reservas do Tricolor suburbano venceram o Nilópolis por 3 x 0, com gols de Daniel, Warley e Luis Claudio. O atacante Alex Alves treinou separado pois ainda se recupera de uma lesão.
O time escalado pelo técnico Robson Gabriel jogou em um 3-5-2 com os seguintes jogadores: Renan(Rafael Moreno); Ricardo, Paulão e Eduardo Luiz(André Paulino); Claudemir(Marquinhos), Abedi( Victor Amaro), Adriano Felicio(Thiago Brito), Victor Silva( Wagner) e Kim(Rogerinho); Jones(Warley) e João Neto( Junior Maranhão). Sendas: Renan (Vinícius Queiroz); Thiago Ramos (Vinícius), Emerson, Vagnão e Ramon (Paulo Victor); Oliveira (Fernando), Ricardinho (Silvano), Mateus (Walandy) e Paulinho (Serginho); Daniel (Juninho) e Leandrão (Pedro). Técnico: Waguinho Dias.

LUMA DE OLIVEIRA DÁ EXCLUSIVA À TV JILÓ

http://www.youtube.com/watch?v=8qy6Vp0bD10


PLANTÃO CARNAVAL JILÓ PRESS
Texto e vídeo: Léo Vieira (5º período) TV Estácio
EXCLUSIVO TV JILÓ
A rainha de bateria da Portela, Luma de Oliveira, falou com exclusividade à reportagem da TV JILÓ minutos antes de entrar na avenida.
OBS. DO EDITOR: Vale o crédito. Esse é o primeiro vídeo editado da TV JILÓ, o que significa dizer que é o primeiro produto noticioso formato TV para a web produzido por um estudante de jornalismo do campus Madureira. Parabéns ao nosso Léo Vieira, que foi credenciado e acompanhou os bastidores das escolas de samba no setor de armação da Sambódromo. (Ricardo França)

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

ERVAS DO MERCADÃO NA REPORTAGEM DA GLOBO

Foto Robson Rodrigues (4° Periodo)

Por Cássio Cornachi - Técnicas de Reportagem - EQUIPE RUBI

O Mercadão de Madureira, que este ano completa 50 anos, foi citado nesta sexta-feira (27) em reportagem sobre o poder das ervas medicinais, no Globo Repórter, da Rede Globo. O Jiló parabeniza os donos de lojas e bancas de ervas, além de todos os feirantes de Madureira e Zona Norte, que contribuem para o sucesso do maior centro comercial de alimentos do subúrbio e bem-estar da sociedade nortista. Ao leitor, segue, abaixo, receita do mais completo suco verde, que age como regulador do organismo e contribui para a prevenção do câncer por ter grande concentração de betacaroteno. Ainda auxilia na produção do leite materno.

Ingredientes:
- 2 talos de salsões
- 1 cenoura média (sem casca)
- 1 copo de 250 ml de água
- 2 morangos médios
- Mel para adoçar

Modo de preparo:
- Corte a cenoura em pedaços e bata no liquidificador junto aos morangos
- Coe e junte os outros ingredientes
- Adicione pedras de gelo e mel a gosto
Está pronto para beber.

ADRIANO CHU AMA MADUREIRA, COLÉGIO E A NAMORADA RAFAELA


TV JILÓ - "TE AMO ZONA NORTE"

Estudante de engenharia do Cefet e morador de Colégio, Adriano Chu declarou o seu amor pela Zona Norte e aproveitou para declarar e reiterar, também, a sua louca paixão pela namorada Rafaela. (Campanha TV JILÓ. Produção: Amanda Souza; Eloana Proença; Patrícia Oliveira / EQUIPE RUBI)

TV JILÓ CRIA CAMPANHA EM HOMENAGEM À ZONA NORTE

Logotipo da campanha institucional: criação Ricardo França
Foto Ricardo França
TV JILÓ
DA REDAÇÃO

As alunas de Técnicas de Reportagem do turno da tarde, integrantes da EQUIPE RUBI, bolaram a primeira campanha institucional da TV JILÓ, que deve ir ao ar ainda esta semana. A TV JILÓ vai homenagear a Zona Norte, na voz dos moradores dos diversos bairros da região.
O objetivo é levantar a auto-estima de quem mora aqui depois de episódios que levaram tristeza à população, como a queda do Império Serrano para o Grupo de Acesso. A campanha pretende ressaltar os valores de nossa gente, pontos culturais, de lazer, do cotidiano e revelar o jeito de ser do suburbano. A campanha visa, também, aproximar a comunidade do blog. Ao colocar o morador como protagonista, incrementa-se a interatividade.
A equipe de produção, formada por Amanda Souza (chefe de reportagem), Eloana Proença (chefe-adjunta) e Patrícia Oliveira, repórter e produtora, criaram o mote da campanha, sob supervisão acadêmica, e foram a campo nesta sexta-feira (27) para entrevistar os seis primeiros suburbanos. Na foto, as três aparecem organizando o roteiro das entrevistas.
OBS. DO EDITOR: A campanha inaugura uma nova era nas enquetes feitas pela Mídia Impressa, já que, pela primeira vez, no lugar de fotos, os entrevistados dão depoimentos em vídeo. (Ricardo França)

MERCADO DE TRABALHO MULTIMÍDIA: REDES NEURAIS CONECTADAS


MERCADO DE TRABALHO MULTIMÍDIA
DA REDAÇÃO JILÓ PRESS

Além dos estagiários multimídia do Infoglobo, o que o Projeto 3G do EXTRA tem em comum com o campus Madureira? Ponto para quem respondeu Fernando Torres (na foto da reprodução do EXTRA, com leptop). Ex-aluno de jornalismo da Estácio campus Nova Friburgo, Fernando - detentor de vários prêmios universitários de jornalismo Brasil afora - foi assessor de imprensa da Secretaria de Segurança do Rio de onde saiu para o EXTRA. No jornal, tornou-se repórter número 1 do projeto 3G, que trabalha exatamente com reportagem multimídia.

Torres, ainda, é professor da área - Redação IV - ou seja, texto para a internet, e dá aula aqui no campus Madureira. Ele é o editor do blog 'Notícias do Subúrbio', parceiro do blog JILÓ PRESS. Ambos trabalham com notícias focadas na Zona Norte do Rio.

Agora, qual o outro link que o EXTRA tem com a Estácio de Madureira? Ponto para quem respondeu Fábio Gusmão, editor de geral, big boss do reportariado. Gusmão, além de ter participado de todas as cinco Semanas de Comunicação do campus, é irmão do editor-chefe do JILÓ PRESS, professor Ricardo França. Assim como na internet, o mundo, o mercado de trabalho funcionam em rede. Rede neurais multimídia de trabalho, relacionamento e de paixão pelo jornalismo.

ESTAGIÁRIOS MULTIMÍDIA NO INFOGLOBO = IGUAL AO JILÓ?


MERCADO DE TRABALHO MULTIMÍDIA
DA REDAÇÃO JILÓ PRESS
A foto é da redação do O GLOBO, mas bem que podia ser da redação do JILÓ PRESS, na Mídia Impressa de Madureira. Essa é a nova turma de 12 estagiários do Infoglobo. A matéria foi publicada na edição desta sexta-feira. A onda deles agora é igual a nossa: multimídia geral. Na foto aparecem com aparelhos celulares que fotografam e fazem vídeo. Para passar no processo seletivo tiveram que, a partir de uma notícia de jornal impresso, complementar a informação com conteúdo multimídia que estimulasse a participação do leitor. Gravaram entrevistas, montaram fotogalerias, apresentaram propostas de infografia. Eles irão trabalhar em sistema de rodízio na redação do O GLOBO, impresso e site, onde ficarão também na editoria de interatividade; no EXTRA e no EXPRESSO. Igual aos repórteres do Jiló, que passam também pela TV Jiló, que produzem textos para o Dazibao...

COM DESEMPENHO FRACO TRADIÇÃO FICA EM DÉCIMO

Foto Ricardo França (Arquivo pessoal)
PLANTÃO CARNAVAL JILÓ PRESS
Texto Léo Vieira (5ºPeríodo) -TV Estácio
O presidente Nésio (foto) bem que tentou. Mas não foi dessa vez que a 'caçulinha guerreira' conseguiu retornar ao Grupo de Acesso A. Com fraco desempenho no desfile, a escola alcançou apenas o 10ºlugar com o enredo "Saquarema, Princesinha da Costa do Sol. De Capital do Surfe à Casa do Vôlei", se livrando do rebaixamento para o grupo Rio de Janeiro 2. Já a União de Jacarepaguá, que homenageou o sambista portelense Paulinho da Viola, ficou em 7º lugar, também permanecendo no grupo Rio de Janeiro 1 no desfile do ano que vem.

IMPÉRIO:TRISTEZA E INDIGNAÇÃO

Foto Michael Meneses

PLANTÃO CARNAVAL JILÓ PREES
Texto Léo Vieira (5º período) - Tv Estácio

Depois de deixar a apuração dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, nesta quarta-feira, sem falar com os jornalistas - segundo ele para não estragar a festa da campeã -o presidente do Império Serrano, Humberto Carneiro, se mostrou insatisfeito com os critérios adotados pelos julgadores, e fez apelo ao prefeito para que interfira no regulamento de 2010. "Tenho que fazer esse apelo ao Eduardo Paes para que mude agora. A simplicidade, mesmo que dentro do enredo, parece não ter mais valor, só o luxo", lamentou. Para quem esteve presente na apuração, era visível a indignação do presidente com as notas maiores da Mangueira no quesito Alegoria e Adereços, mas ele preferiu não comentar sobre o resultado de outras agremiações. O Império volta a desfilar no Grupo de Acesso A no sábado de carnaval ano que vem. A União da Ilha foi escola campeã do Acesso A e retorna ao Grupo Especial depois de 8 anos.

MENINA MORADORA DE MADUREIRA COMPLETARIA 6 ANOS


Texto Eloana Proença -Técnicas de Reportagem - EQUIPE RUBI

LUTO. Hoje completaria 6 anos, Raíssa de Moraes, a menina que foi morta por testemunhar a morte de seu pai no dia 8 de fevereiro deste ano, em Madureira, na Rua Sanatório, no Morro São José da Pedra. O bandido deu quatro tiros em Damião de Moraes e um no peito da menina. A mãe, que chegava em casa e ouviu os tiros chegou a ver sua filha viva, mas Raíssa não resistiu.

CHUVA E CARNAVAL NA ZONA NORTE NÃO FAZ MAL

Terça-feira de Carnaval na chuva


PLANTÃO DE CARNAVAL JILÓ PRESS
Quarta-feira de Cinzas
Texto e fotos: Eloana Proença - Técnicas de Reportagem - EQUIPE RUBI
O Carnaval acabou com chuva na terça-feira, mas com foliões ainda se divertindo (primeira foto). Na quarta-feira de Cinzas, enquanto todos assistiam a apuração, o tempo já estava mudando e as nuvens se formando no céu (segunda foto). O Salgueiro ganhou, a Portela ficou em terceiro e, infelizmente, o Império Serrano caiu.
Já no grupo de Acesso A, onde está mais uma escola da Zona Norte, a Caprichosos de Pilares, que teve como enredo "No Transporte da Alegria... Me leva Caprichosos a caminho da Folia!", também caiu e foi para o grupo de acesso B, com 235,3 pontos.
Depois do resultado muitos foliões ainda foram para às ruas brincar mais um pouquinho, mas não demorou muito e veio mais uma chuva forte, que castigou o Rio de Janeiro e fez estragos. Mesmo assim, depois da chuva, a alegria era muita e ninguém queria saber de curar ressaca.
Em Piedade, após a chuva, o bloco "Só Queremos Paz", desfilou, deixando claro que, de agora em diante, o povo do subúrbio não quer nada de violência.
Na última quinta-feira (26) fez um dia lindo pela manhã e à tarde, mas ao anoitecer caiu outra pancada de chuva, com rajadas de raios e trovões. É uma frente fria chegando.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

ESTACIONAMENTO IRREGULAR EM TORNO DO ENGENHÃO

Karol Gonçalves - Técnicas de Reportagem - EQUIPE RUBI
No carnaval os pedestres não tem calçada. Os foliões até que entendem, mas temos que ter respeito com os pedestres, e não estacionar carros nas calçadas da região.
As ruas em torno do Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), estão servindo como estacionamento irregular. O Estádio é de última geração, mas as ruas não foram preparadas para recebê-lo. Como os motoristas não têm lugar para estacionar, estacionam na calçada, impedindo a passagem de pedestres. “Muita das vezes as pessoas são obrigadas a esperar os ônibus e carros passarem para poder se locomover pelo meio da rua, correndo risco de sofrer um acidente e arriscando a própria vida”, denunciou a dona-de-casa Maria Tereza da Fonseca, 52 anos, moradora do bairro do Engenho de Dentro. Foto: Rua Bento Gonçalves.

PORTELA: SHOW DE ALEGRIA E BELEZA

Vídeo Ricardo França - TV Jiló

EDITORIAL: JILÓ PRESS DECOLA COMO MODELO DE JORNALISMO UNIVERSITÁRIO E COMUNITÁRIO

EDITORIAL
PROF. RICARDO FRANÇA (COORDENADOR JORNALISMO NUCOM MADUREIRA)

Com apenas três semanas de vida, o nosso Jiló Press encarou um grande desafio. Neste Carnaval, fizemos a primeira cobertura em tempo (quase) real: o resultado dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, na tarde desta quarta-feira de Cinzas (25/02), com foco nas escolas do bairro onde o campus está inserido: Império Serrano e Portela. De uma ponta, estava eu, ‘ligado’ em um computador, em Vaz Lobo, e, na outra ponta da região, a estagiária recém contratada da Mídia Impressa, Andrezza Henriques (6º período), também de olho na TV e na tela do seu computador, em sua casa, em Bento Ribeiro.

A nossa base de imagens foi o banco de fotografias da assessoria de imprensa da RioTur, disponibilizado na internet - além das fotos da Portela, que havia feito na passarela do samba. A cada fechamento de quesito, lá estava a postagem no Jiló. Devido a complicações na internet, as inserções das notas atrasaram um pouco. Mas, cerca de 20 minutos após o resultado no Sambódromo, a cobertura completa já estava na web, podendo ser acessada pelos moradores da Zona Norte, web-leitores do Jiló Press.

O blog, a partir daí, começou a bombar. Até 23h foram cerca de 180 acessos de computadores diferentes, segundo a estatística no contador do veículo. Ontem, aliás, tivemos a primeira participação de um aluno de outra disciplina, além de Técnicas de Reportagem: REDAÇÃO IV, do professor Fernando Torres: interdisciplinaridade! Também publicamos furos, como o da aluna Débora Fernandes (3º período), que registrou o socorro a uma vítima de atropelamento em Madureira.
Temos o poder da onipresença. Prova de que os nossos alunos-repórteres já estão entrando no clima de serem repórteres 24h/dia: já saem com suas maquininhas digitais pelas ruas da Zona Norte, a espera da notícia, que não tem hora nem lugar para acontecer. Fatos que interferem no cotidiano de gente comum, mas que, muitas vezes, são suprimidos dos parcos espaços dos chamados jornalões. O nome do nosso trabalho quando fazemos isso? Jornalismo comunitário.

INTEGRAÇÃO – Todo o processo de trabalho no desenvolvimento do projeto Jiló, é vitamina acadêmica. Desvendo a metáfora: a construção do veículo, seus erros e acertos, servem para elaboração artigos, teses, monografias, seminários. O Jiló – instrumento laboratorial - inova por usar todas as possibilidades das sinergias midiáticas na construção da notícia, tendo como rede de sustentação alunos de diversas disciplinas, de períodos diferentes, de turnos diferentes. E de laboratórios integrados: Mídia Impressa & Sapiens; Mídia Impressa & TV Estácio; Mídia Impressa & TV Jiló; Mídia Impressa & Fotografia; Mídia Impressa & Rádio...

As iniciativas e os esforços deixam de ser estanques e isolados para atuar com foco unificado - sob uma mesma linha editorial, respeitando as singularidades de cada disciplina - e, acima de tudo, em sinergia.

O Jiló não integra somente disciplinas, estudantes, laboratórios. Os professores são participantes ativos (ou participativos!): não ficamos apenas sob a marquise do olhar vigilante da supervisão: somos pauteiros, editores, repórteres, cinegrafistas. Nos igualamos aos alunos na produção do conteúdo, discutimos resultados, avaliamos, nos aperfeiçoamos. Voltamos ao nível de aprendizes do processo, da tecnologia e da criatividade. Nos libertamos das amarras da teoria em nome do experimento. Desta forma, atuamos em conjunto na construção de um veículo próprio, gerando conteúdo exclusivo e interativo: texto, foto e imagem (vídeo), produzidos por estacianos.

Nada de "gillette press", também chamado de “Control C + Control V”, que virou prática no mercado de trabalho: coisa feia que nada mais é do que apropriação indébita do trabalho dos outros. Em outras palavras: roubo mesmo. De propriedade intelectual. Plágio.

COMUNIDADE - O nosso Jiló tem outra vertente: um link comunitário sem precedentes. Temos o engajamento efetivo de estudantes, que são moradores dos bairros da Zona Norte. Por isso, a divulgação do blog se dá em escala exponencial, através de uma rede qualitativa de informação. Os alunos são catalisadores críticos dos fatos esportivos, sociais, culturais, políticos e econômicos da região. O Jiló tem capilaridade e alcança territórios que jornais de bairro ou editorias de Cidade não alcançam. Mas ainda estamos no começo. Afinal, são apenas três semanas de vida.

TECNOLOGIA – No tempo em que a Universidade usa a tecnologia para abrir novos mercados e levar a educação em contextos extra-salas de aula, com o uso, por exemplo, das aulas virtuais e telepresenciais, o nosso laboratório de Mídia Impressa, com o Jiló, trabalha com essa possibilidade na prática, diariamente. As matérias e fotografias chegam via internet, vem de longe, diretamente para o blog: seja da casa do aluno-repórter; de uma lan house; de fora da cidade. São produzidas e editadas do ambiente de trabalho do estudante e/ou do professor, a qualquer hora: de manhã, de noite, de madrugada. Temos o repórter correspondente, o enviado especial. Não é necessário que o aluno esteja presente fisicamente no laboratório do Nucom para postar o seu texto. Ele ganha tempo, agilidade, ele ganha experiência em novas tecnologias, ele ganha horas AAC.

PROJETO MODELO – O projeto JILÓ PRESS é um modelo de jornalismo laboratorial produzido e gerenciado de forma coletiva, que reúne todas as possibilidades e potencialidades proporcionadas pelo jornalismo universitário e comunitário. Antes dele, ações semelhantes surgiram e foram esquecidas, ou não trabalharam com todas essas vertentes. E nunca nessa escala. Esse modelo pode ser exportado para outras praças (Nucons): Jiló Press Niterói, Jiló Press Barra da Tijuca, Jiló Press Nova Friburgo, Jiló Press Petrópolis, Jiló Press Fortaleza, Jiló Press Espírito Santo, formando uma rede local, regional e nacional. A REDE JILÓ PRESS DE COMUNICAÇÃO DA ESTÁCIO. Onde existir curso de Comunicação Social, o Jiló estará ativo.

O Jiló Press é operacional, viável, barato.

O Jiló Press é atual. Está no foco do mercado de trabalho e ajuda a formar/capacitar profissionais com perfil multimídia.

O Jiló só tem a crescer com a continuidade do segundo módulo do Projeto Repórter Comunitário, sob a coordenação do professor Marcelo Sosinho. Aí sim, ganharemos um braço importante: moradores e jovens do Ensino Médio, fazendo Jornalismo Cidadão. Os alunos da comunidade que participaram do primeiro módulo já foram contactados. O satélite já está em órbita. Mas não se iludam. Temos muito trabalho pela frente.

Jiló Press, assim como o jornal mural DAZIBAO, é mais um produto comunicacional da Agência de Notícias Zunido, criada por estudantes colaboradores da Mídia Impressa de Madureira. Jiló Press significa: Jornalismo / Interativo / Laboratorial / Otimizado!

Prof. Ricardo França

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
NÚCLEO PRÁTICO DE COMUNICAÇÃO
MÍDIA IMPRESSA - RÁDIO ESTAÇÃO
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS ZUNIDO
EDITOR-CHEFE JILÓ PRESS

MAIS IMAGENS EXCLUSIVAS DO DESFILE DA PORTELA

Vídeo Ricardo França - TV Jiló

LUMA DE OLIVEIRA, A RAINHA DA BATERIA

Vídeo Ricardo França - TV Jiló

TV JILÓ: ALA DA PORTELA

Vídeo Ricardo França - TV Jiló

CARRO ABRE-ALAS DA PORTELA

Vídeo Ricardo França - TV Jiló

397,9 PONTOS. UM DESFILE MEMORÁVEL

Vídeo Ricardo França - TV Jiló

MAIS DO DESFILE DA TERCEIRA COLOCADA DO CARNAVAL 2009

Vídeo Ricardo França - TV Jiló

TV JILÓ: BATERIA DA PORTELA

Vídeo Ricardo França - Tv Jiló

TV JILÓ: VELHA GUARDA DA PORTELA

Vídeo Ricardo França - TV Jiló

TV JILÓ: ALEGORIAS E ADEREÇOS DA PORTELA

Vídeo Ricardo França - TV Jiló

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

REPORTAGEM DO JILÓ REGISTRA SOCORRO A PORTELENSE ATROPELADO EM MADUREIRA


PLANTÃO CARNAVAL JILÓ PRESS
Texto e fotos: Débora Fernandes (3º período) - Técnicas de Reportagem – EQUIPE ÔNIX

O terceiro lugar da Portela não desanimou os portelenses que lotaram a quadra da escola para comemorar a classificação e o passaporte para desfilar no próximo sábado, entre as campeãs. Porém, para o portelense Rubens Alberto, a alegria de ver a sua escola do coração novamente na Marquês de Sapucaí, terminou quando ele estava voltando para casa na noite desta quarta-feira.
Ao tentar atravessar a estrada do Portela - uma das ruas mais movimentadas de Madureira - o rapaz, de 22 anos, foi atropelado por uma moto que vinha em alta velocidade e não respeitou o sinal que estava fechado. O acidente aconteceu na esquina da rua Dagmar da Fonseca, rua na qual o rapaz mora. “Como isso foi acontecer tão perto de casa?”, repetia um primo da vitima, ao olhar Rubens, machucado, sendo socorrido pelos bombeiros. A vitima foi levada para o Hospital Salgado Filho, no Méier.

SAÚDE E FORMA A PREÇO DE JILÓ

Fotos Raylla Duarte

Texto: Raylla Duarte e Thiago Anselmo (3º período) - Técnicas de Reportagem - EQUIPE ÔNIX

Findado o carnaval, o ano começa oficialmente no Rio e no restante do país. A temperatura alta fez lotar as praias e aos que ficaram com vergonha de colocar uma roupa menor, o SESC de Madureira é uma boa opção para ficar em melhor forma, ou mesmo com mais saúde no próximo carnaval.

A Academia Popular dispõe de excelentes aparelhos e uma grande equipe de instrutores. "A nossa academia tem instrutores que estão cursando a pós-graduação, e além disso as atividades são bastante diversificadas, oferecemos inclusive massagem shiatsu", garante Márcio, que é instrutor da academia.

Porém, não é só isso que diferencia o local de muitos outros. dentre os frequentadores da academia estão pessoas com HIV positivo, câncer, diabetes, hipertensão e distrofia muscular, além de também atender outros que não precisam de um tratamento especial. O valor da mensalidade de R$ 26,00 torna o serviço acessível aos moradores e a vizinhança.

ENTRA EM CENA O BLOCO DA LIMPEZA: COMLURB LAVA AS RUAS DE MADUREIRA



Texto e fotos: Raylla Duarte (3º período) - Técnicas de Reportagem - EQUIPE ÔNIX

A Comlurb organizou uma grande movimentação de garis e caminhões para a limpeza da cidade do Rio de Janeiro. O motivo é que, depois do Carnaval, as vias e ruas ficaram lotadas de lixo e com um cheiro forte de urina, assim estando intransitáveis.

Na manhã de hoje, alguns bairros da Zona Norte foram privilegiados com a presença dos 'laranjinhas', que lotaram as ruas varrendo e lavando todo e qualquer canto do local. Em Madureira, a maior concentração de lixo estava na Estrada do Portela, onde consequentemente, se encontravam mais caminhões d'água para a lavagem das calçadas.

A movimentação da Comlurb conta com 395 garis espalhados pelo centro do Rio, que confirmaram a utilização de 40 mil litros de desinfetante para todo a limpeza: "As ruas ficaram muito sujas, e acho que todo esse sabão ainda vai ser pouco pra toda essa sujeira e esse fedor", afirma Luís Carlos, que é gari há 46 anos e estava fazendo a limpeza do bairro de Madureira.

INTENDENTE MAGALHÃES É O 'SAMBÓDROMO' DE VILA VALQUEIRE

PLANTÃO CARNAVAL JILÓ PRESS
Texto: Felipe Gomes (7º período) - Redação Jornalística IV
Supervisão prof. Fernando Torres
NOTÍCIA FORNECIDA PELO BLOG PARCEIRO NOTÍCIAS DO SUBÚRBIO

Pode não parecer num primeiro momento, mas Vila Valqueire é uma das principais sedes do carnaval carioca. Se no Sambódromo desfilam as escolas do Grupo Especial e de acesso, a estrada Intendente Magalhães tem a honra de receber as agremiações pertencentes à Associação das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Às 20 horas deste sábado (21/02), a Unidos das Vargens começou o seu desfile e deu início a festa.

A ordem dos desfiles do dia era a seguinte: Roda quem Pode; Mocidade Unida da Mineira; Do China; Falcão Dourado; Magnatas do Engenheiro Pedreira; Novo Horizonte; Tigre de Bonsucesso; Unidos do Tupiacanga e Império do Gramacho.

Os quesitos a serem julgados eram Bateria; Samba; Evolução; Fantasia; Abre-Alas; Alegorias; Enredo; Estandarte e Coreografia do Mestre-Sala e Porta-Estandarte. No dia seguinte (22), foi a vez das escolas do grupo C. O grupo D foi organizado no dia 23, segunda-feira, e o grupo E fechou o Carnaval da Intendente Magalhães na terça-feira (24). A população lotou as arquibancadas montadas no centro da pista e acompanhou com empolgação as alegorias, sambas-enredo e toda a festa realizada nos quatro dias de desfile. Era grande o número de barracas de venda e a variedade de alimentos comercializados. A Comlurb esteve presente e realizou um pesado trabalho ao fim de cada um dos dias de folia para limpar toda a quantidade de lixo espalhado na localidade.

PORTELA SATISFEITA COM O RESULTADO

PLANTÃO CARNAVAL JILÓ PRESS
Texto e foto: Léo Vieira (5º período) -TV Estácio
Durante a apuração do resultado dos desfiles das escolas de samba do grupo Especial, no Sambódromo, o clima entre os integrantes da diretoria da Portela foi tranquilo. O diretor de Harmonia, Júnior Escafura, se mostrou contente com o resultado. "Foi o trabalho de um ano inteiro bem desenvolvido e isso tem que ser levado em consideração. O título seria importante, mas estar entre as campeãs é muito bom", disse Escafura, que tinha mais motivos pra comemorar o terceiro lugar, já que o quesito Harmonia rendeu 4 notas 10 à escola.

ZONA NORTE OCUPA 3 DAS 6 PRIMEIRAS POSIÇÕES NO GRUPO ESPECIAL

Assessoria de Imprensa Riotur - Foto Eliane Carvalho

PLANTÃO CARNAVAL JILÓ PRESS
Texto Andrezza Henriques (6° período) - Estagiária Mídia Impressa

A grande campeã do carnaval, Gres Acadêmicos do Salgueiro, bateu o tambor na avenida e acabou com o jejum de 16 anos sem títulos, fazendo a alegria da comunidade tijucana. Mas a Zona Norte não será representada apenas pelo Salgueiro no desfile das campeãs, no sábado. Em 3º lugar ficou a também suburbana Portela e a quarta posição ficou com a Vila Isabel.
Em contrapartida, com o Império Serrano rebaixado para o Grupo de Acesso A, quem estará no próximo carnaval na briga do Grupo Especial é a União da Ilha do Governador, campeã do Grupo de Acesso A.

MADUREIRA CHORA PELO IMPÉRIO SERRANO. PORTELA FICA EM TERCEIRO E DESFILA SÁBADO

Foto Ricardo França
Assessoria de Imprensa Riotur - Foto Alfredo Roza
PLANTÃO CARNAVAL JILÓ PRESS
PORTELA FICA EM TERCEIRO - O casal portelense Fabrício e Danielle (foto) ganhou três notas máximas e um 9,8, totalizando 397,9 para a azul-e-branco de Madureira, que somou 397,9 pontos no total, conquistando o terceiro lugar. Apesar de o título não ter vindo para o bairro, a colocação está sendo festejada nesse momento na quadra da agremiação. Com o enredo 'Tambor', de Renato Lage, a escola campeã do carnaval 2009 é a Gres Salgueiro, localizada na Tijuca, Zona na Norte do Rio, com 399 pontos, um a mais que a Beija-Flor (398). A Vila Isabel, que durante boa parte da apuração disputou o terceiro lugar com a Portela, ficou em quarto lugar com 397,6.
IMPÉRIO CAI - Já o casal de mestre-sala e porta-bandeira do Império Serrano, Diego e Jaqueline (foto) - vencedor do estandarte de Ouro, prêmio do O GLOBO - não obteve boa avaliação dos jurados: 9,7; 9,9; 9,7; 9,8. A escola terminou a apuração com um total de 390,7 pontos, em último, atrás da Mocidade Independente, que somou 391,5. As duas agremiações foram rebaixadas e vão desfilar no Grupo 1, em 2010.

BATERIA IMPERIANA ARREBENTA COM TRÊS NOTAS 10. MAS PERDE UM DÉCIMO

Assessoria de Imprensa Riotur - Eliane Carvalho

PLANTÃO CARNAVAL JILÓ PRESS
Texto Andrezza Henriques (6° período) - Estagiária Mídia Impressa

Na bateria do Império Serrano (foto) até japonês bate agogô e cai no samba. Mas o reforço oriental não foi suficiente para a escola conquistar 40 pontos. O Jurado Luiz Carlos Reis deu um inesperado 9,9 no quesito, mantendo a comunidade da Serrinha com a indesejada última colocação. A Mocidade vai na frente da azul-e-branco com 351,9. O samba tradicional e o ritmo da bateria da Portela, deixaram a escola dois décimos mais distante do vice-campeonato: 9,8; 10; 10 e 10. Agora a Portela soma 358,1 e continua em terceiro. O Salgueiro lidera.

COMISSÃO DE FRENTE COMEÇA A DEFINIR COLOCAÇÃO

Assessoria de Imprensa Riotur - Foto Fabio Costa
Assessoria de Imprensa Riotur - Foto Pedro kirilos

PLANTÃO CARNAVAL JILÓ PRESS
Texto: Andrezza Henriques (6° período) - Estagiária Mídia Impressa

A comissão de frente da Portela perdeu um décimo no total de 40 pontos no quesito Comussão de Frente, mas mantém a sua posição em terceiro, atrás do Salguiero e da Beija-Flor.O Império Serrano perdeu 8 décimos, aumentado a diferença entre a penúltima colocada, Mocidade Independente de Padre Miguel, ficando cada vez mais próxima do rebaixamento.

EVOLUÇÃO É ORGULHO PARA FAMÍLIA PORTELENSE

Assessoria de imprensa Riotur- Pedro Kirilos
PLANTÃO CARNAVAL JILÓ PRESS
Texto Andrezza Henriques (6° período) - Estagiária Mídia Impressa
EVOLUÇÃO
A animação dos componentes e o transcorrer das alas (foto) deixou os integrantes da Portela bem orgulhosos de sua escola do coração, mantendo seu posicionamento de 3° lugar junto com a Vila Isabel, com quatro notas 10 - somando 278,4. O Império conseguiu reduzir de meio ponto para um décimo sua diferença com a penúltima colocada Mocidade e continua a torcida para se manter no Grupo Especial.

CONJUNTO TIRA UM DÉCIMO DA PORTELA, QUE PERMANECE EM TERCEIRO

Assessoria de Imprensa Riotur - Foto Pedro Kirilos
PLANTÃO CARNAVAL JILÓ PRESS
Por causa de apenas um décimo subtraído por um dos jurados, a Portela não conquistou a nota máxima (40 pontos) no quesito Conjunto. Agora, a escola de Madureira está em terceiro lugar, com 238,4 pontos, brigando com a Vila Isabel. O Império Serrano (foto) obteve 9,6; 9,7; 9,6 e 9,7, continuando na rabeira com 233,2.

PORTELA TIRA QUATRO NOTAS 10 EM HARMONIA E BRIGA COM A VILA PELO TERCEIRO LUGAR

Foto Ricardo França
PLANTÃO CARNAVAL JILÓ PRESS

A Portela obteve quatro notas 10 no quesito Harmonia, totalizando 158,7 pontos, empatando em terceiro com a Vila Isabel. Os jurados consideraram um desfile perfeito da azul-e-branco de Madureira. Já o Império Serrano obteve uma nota 10; duas notas 9,8 e uma nota 9,9, continuando em último lugar (12º), com 154,6 pontos.

PORTELA PERDE DOIS DÉCIMOS EM FANTASIA

Foto Ricardo França
PLANTÃO CARNAVAL JILÓ PRESS
No quesito Fantasia, a Portela (foto) perdeu dois décimos, ficando com 38,8 na soma total dos lançamentos dos quatro jurados. O Império Serrano obteve três notas 9,7 e uma 9,6, permanecendo em último lugar. A Portela continua brigando pelos primeiros lugares.

ENREDO DO IMPÉRIO NÃO AGRADA JURADOS

Assessoria de Imprensa Riotur - Pedro Kirilos

PLANTÃO CARNAVAL JILÓ PRESS


QUESITO ENREDO - O enredo do Império Serrano de 1976, 'Lenda das sereias e os mistérios do mar', reeditado pela carnavalesca Márcia Lage, não agradou aos jurados da Liesa que julgaram o quesito: obteve três notas 9,6 e uma 9,7, totalizando 76,4 pontos, permanecendo em 12º lugar. A Portela, que levou o ntema amor para a Sapucaí, avançou uma posição, subindo do 5º para o 4º lugar, com 78,9 pontos, tendo uma nota 9,8, uma 9,9, e duas notas 10. O Salgueiro permanece em 1ºlugar, atrás da Vila Isabel.

ANIMAÇÃO DO SAMBA DE 1972 FAZ IMPÉRIO SAIR DA LANTERNINHA

Assessoria de Imprensa Riotur - Eliane Carvalho

PLANTÃO CARNAVAL JILÓ PRESS
Texto: Andrezza Henriques (6° período) - Estagiária Mídia Impressa
Com a pontuação dada às escolas de samba no quesito Samba Enredo, o Império Serrano obteve quatro notas 10, totalizando 194,6 pontos, e passou a Mocidade por um décimo, saindo pela primeira vez da lanterninha, ficando em 11º lugar. O samba-enredo - um clássico do carnaval carioca - empolgouo público na Marquês de Sapucaí. As pessoas presentes nas arquibancadas participaram e cantaram junto com a escola da Serrinha. A Portela, obteve duaus notas 9,9 e duas notas 10, somando até o momento 198,5, permanecendo na mesma posição (4º lugar).

ALEGORIAS E ADEREÇOS DEIXA PORTELA EM 5° E IMPÉRIO EM ÚLTIMO

Assessoria de imprensa Riotur - Foto Pedro kirilos
Assessoria de Imprensa Riotur - Foto Alfredo Roza

PLANTÃO CARNAVAL JILÓ PRESS
Texto Andrezza Henriques (6º período) - Estagiária Mídia Impressa
O primeiro quesito a ter os envelopes abertos na apuração do resultado dos desfiles deste ano, no Sambódromo - Alegorias e adereços - deixou a Portela temporariamente em 5° lugar e o Império Serrano em último. Os jurados foram: Carlos Alberto Marques dando 9,2 para o Império Serrano e Portela 9,8. Walber de Freitas: 9,7 para o Império Serrano e Portela 9,9; Emil Ferreira: 9,4 para o Império Serrano e Portela 9,8; Helenise Guimarães: 9,6 para o Império Serrano e Portela 9,7.
Total: 37,7 para o Império Serrano e 39,2 para a Portela.

CHUVA CAI NA FOLIA NA TERÇA-FEIRA DE CARNAVAL



PLANTÃO CARNAVAL JILÓ PRESS
Texto e fotos: Eloana Proença - Técnicas de Reportagem - Equipe Rubi
Foi uma queda d'água para compensar o calor dos últimos dias, mas São Pedro exagerou na dose. Uma forte chuva castigou a Zona Norte e deixou o trânsito complicado em diversos bairros da região nesta terça-feira (24/02). As ruas alagaram com a tempestade que durou quase uma hora. Raios e trovões deixaram o céu claro a cada rajada, assustando as pessoas que curtiam seus blocos nas ruas. A chuva torrencial também impediu que moradores saíssem de casa para se divertir no último dia de folia. Motoristas de carros e ônibus desviavam da enchente para não caírem em buracos e nem terem seus veículos enguiçados. No flagrante acima, na avenida Dom Hélder Câmara, na altura do número 7.881, carros subiram a calçada. Ruas transversais à via também ficaram alagadas.

MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA PODEM DECIDIR O CARNAVAL

Foto Império Serrano: Assessoria de imprensa RIOTUR - Eliane Carvalho
Foto Portela: Assessoria de imprensa RIOTUR - Alfredo Roza
PLANTÃO CARNAVAL JILÓ PRESS
Por Andrezza Henriques (6º período) – Estagiária Mídia Impressa

A Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA) acaba de anunciar que o quesito 'mestre-sala e porta-bandeira' será responsável pelo desempate caso duas agremiações tenham a pontuação final igual, na apuração do grupo especial das escolas de samba do Rio 2009, que começa às 16h, na avenida Marquês de Sapucaí.
O casal de mestre-sala e porta-bandeira da Portela, Fabrício e Danielle, tem a responsabilidade de continuar o sucesso de Vilma Nascimento, mãe de Danielle, e ex-porta bandeira da agremiação. Em contrapartida, o casal de mestre-sala e porta-bandeira do Império Serrano, Diego e Jaqueline, ganharam este ano o estandarte de ouro para a escola.

JILÓ A PREÇO DE BANANA

PLANTÃO CARNAVAL AGÊNCIA SAPIENS MADUREIRA


Uma das cenas mais criativas, vi neste carnaval. Catar as latas de alumínio já é um trabalho duro, imagine amassar uma por uma. Pois bem, eles agora tem uma máquina. O ônibus pára no ponto e lá vem o catador com 3 sacos enormes que coloca enfileirados embaixo das rodas traseiras. Quando o ônibus parte, pronto, tá tudo amassado. Sempre coloco para os alunos da universidade que criatividade não reside em quem faz criação em publicidade, ou cria textos de teatro e roteiros de cinema.

A criatividade, em especial nos dias de hoje, é uma arte de olhar o novo, olhar para frente. As escolas de samba são um ótimo exemplo de criatividade, sem pre foram e lendo entrevista de Fernando Pamplona (para quem não sabe o carnaval é antes e depois dele, todos os carnavalescos - Joaosinho, Maria Augusta, Rosa, Arlindo - beberam nesta fonte) no jornal de domingo acredito que chegou a hora de uma nova virada. Só se reclama, todos os anos, da falta de dinheiro nas escolas e só ganha quem teve "patrocinador". A escola que teve 8 milhões para fazer carnaval leva o título. A virada criativa, aqui discordadno da opinião do Pamplona, pode assumir definitivamente o merchandising nas escola. Atualmente é tudo velado, por debaixo dos panos. (contravenção, lavagem etc).

A Formula 1 abastece sua criatividade através do merchandising em carros e pilotos. E olha que é muito mais cara. A cada ano a FIA impõe restrições aos carros para ficarem mais lentos e a critividade dos engenheiros derruba todos os limites. Carros cada vez mais rápidos, mais seguros, mais econômicos. Em breve carros de fórmula 1 elétricos. Anota aí. As escolas precisam de regulamentos que as tornem mais equilibradas e com liberdade de captação de recursos e que vença a a mais criativa. É só ver na hora da apuração. Todos os quesitos são nota dez. Como diferenciar, ver realmente a melhor? Começa com julgadores bem pagos, bem treinados, para em especial saber quando uma comissão de carnaval conta realmente bem um enredo. Não existe uma ópera melhor que a outra. Existe preferência por determinado músico, o que as diferencia da vaia ou aplauso é a montagem, direção e elenco. Quem venha o patrocínio aberto com regras e limites que aumentem a concorrência e dificuldades, estimulando o ser criativo.

PS. também vi coisas nada criativas. A NET colocou bicicletas tipo triciclo com um coitado de um funcionário puxando duas pessoas. Com este calor, os puxadores pareciam que sempre estavam acabados, suando, passando mal. E as pessoas atrás constrangidas, suando muito e com um sorriso amarelo solar.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

VERDE BRANCO SIM, MAS DE ALMA PORTELENSE

PLANTÃO CARNAVAL JILÓ PRESS
Por Léo Vieira (5º período) - TV Estácio

A União de Jacarepaguá, escola localizada na estrada Intendente Magalhães, a cerca de 10 km de Madureira, buscou neste carnaval estreitar ainda mais os laços com o bairro. O enredo desse ano "A toda hora rola uma hístória, com samba chorinho e Paulinho da Viola", de Wágner Almeida, homenageia Paulinho da Viola, ícone da Portela. Mas essa não é única referência à azul-e-branco de Oswaldo Cruz e Madureira. A bateria da escola é formada por integrantes da Filhos da Águia, escola mirim da Portela. A União de Jacarepaguá promete emocionar os jurados lembrando a carreira e grandes sambas do poeta portelense, que já confirmou sua presença no desfile. A agremiação será a terceira a desfilar na avenida Marquês de Sapucaí pelo grupo Rio de Janeiro I (antigo grupo B). A entrada é gratuita.

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^